Conheça os modelos de gestão das scale-ups que mais crescem no Brasil

O quanto a sua empresa deseja crescer neste ano? Normalmente esse é o questionamento que muitos empreendedores fazem em reuniões e planejamentos mensais, e ele pode ser o guia dos próximos passos de uma scale-up. Saiba mais!

Você já ouviu falar no termo scale-up? Uma empresa scale-up é uma organização que tem um produto ou serviço validado pelo mercado e pronto para crescer em escala, ampliando as vendas em um ritmo mais potente e acelerado.

Normalmente as companhias com uma média de geração de empregos ou de lucros, maior do que 20% ao ano, em um período de 3 anos, e com 10 funcionários ou mais durante a observação desse intervalo, são consideradas scale-ups.

Quer saber como funciona o modelo de gestão das scale-ups que mais estão se destacando no Brasil? Acompanhe a leitura deste artigo conosco e confira!

O que é scale-up?

Como falamos há pouco, o significado de scale up se refere a empresas escaláveis, ou seja, que crescem em escala. Um negócio que segue esse modelo de gestão geralmente utiliza a tecnologia e alguns processos de inovação para escalonar os seus lucros a longo prazo.

Um ótimo exemplo de negócio scale-up é uma empresa de streaming, que vende a assinatura de um pacote de filmes e séries de forma mensal, por exemplo. Por mais que mais pessoas virem assinantes desse serviço, o crescimento das vendas vai gerar mais lucros sem a necessidade de gerar mais custos ao mesmo tempo.

Isso acontece devido a sistemas tecnológicos e à venda de um produto ou serviço que já está pronto para ser vendido de forma mais prática e em um ritmo mais veloz.

O que pode impulsionar o crescimento acelerado das empresas scale ups?

Conhecido também como o modelo de negócios do futuro, uma empresa scale up conta com um alto crescimento e, portanto, é necessário buscar formas de impulsionar esse processo a longo prazo, a fim de manter a saúde financeira e o desenvolvimento em dia.

De acordo com marcas que já são gerenciadas por esse modelo, os principais fatores que impulsionam a rapidez de crescimento no mercado, são: 

  • produto e modelo de negócio escalável;
  • acesso ao capital.

Além disso, é fundamental conhecer bem os clientes da sua marca, com o intuito de entender quais dores devem ser resolvidas para planejar as melhores soluções e, assim, ter a oportunidade de aumentar as vendas e fidelizar o público. 

De acordo com uma pesquisa realizada pela CBInsights, 38% das empresas de alto crescimento falharam por falta de capital, e 35% delas por produto sem aprovação do mercado.

Para aumentar o faturamento de capital, é recomendável ficar sempre de olho no fluxo de caixa e preferir a segurança financeira antes do crescimento acelerado, a fim de manter o funcionamento da empresa.

Como aumentar o crescimento da sua organização?

Para ter um negócio scale up, é de extrema importância focar no crescimento da receita, a fim de ampliar o valuation e ter mais chance de obter investimentos e ações de empreendedores. 

Caso a sua empresa ainda conte com menos de 10 funcionários, vale definir o que você e sua equipe podem fazer para dobrar o tamanho da organização no período de um ano, por exemplo. 

Um dos fatores que levam algumas empresas a ter um crescimento mais acelerado é a definição de metas ambiciosas e alcançáveis durante todos os meses, gerando resultados anuais mais positivos. 

Esperamos que este artigo tenha ajudado você a entender mais sobre o que é scale up. Continue acompanhando o nosso blog para acessar outros conteúdos sobre empreendedorismo, gestão de negócios, finanças, vendas, tecnologia e marketing.

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